terça-feira, 9 de agosto de 2011

Entenda o que é um Albergue

Está em dúvida se fica em um albergue ou hotel? Alguns ainda se confundem não entendendo a diferença e quando veem principalmente o preço, já que no albergue normalmente é mais barato, se arrependem por não ter pesquisado. Hotel "é um estabelecimento comercial especializado em proporcionar acomodações para viajantes: a hospedagem. Em outras palavras, alojamentos pagos a curto prazo".


Albergue tem praticamente a mesma definição, contudo o foco está no compartilhamento dos quartos, banheiros e cozinha, o que torna o preço da diária mais barata.

"Os albergues (padrão utilizado no Brasil) ou pousadas da juventude (nomenclatura comum em Portugal) são meios de hospedagem de baixo-custo em comparação com os meios de hospedagem tradicionais. A maioria das pessoas que frequentam os albergues são geralmente estudantes ou viajantes que querem um meio de hospedagem barato e apenas para passar as noites em um lugar confortável."

Já comentamos no Vai Que é Massa várias opções de hospedagem e analisando o preço, percebe-se que em alguns casos, principalmente para os estudantes, a diferença é grande. Na Pousada da Praia o quarto de casal mesmo custa 120 reais, na Casa de Boa Viagem não sai por menos de R$90 e já no Hostel Maracatus, o quarto fica por 35 reais por pessoa.

Na maioria dos posts foi falado de 'Hostel', que é um termo mais estrangeiro:
"Um hostel é um tipo de acomodação que se caracteriza pelos preços convidativos e pela socialização dos hóspedes, onde cada convidado pode arrendar uma cama ou beliche, num dormitório partilhado, com casa de banho partilhada, lavandaria e por vezes cozinha."


Apesar de coletivo, os albergues disponbilizam armários nos quais você deve levar um cadeado para manter em segurança seus pertences. Os quartos são divididos entre homens e mulheres e há estabelecimentos que permitem os dois juntos. Cozinha e banheiro também são compartilhados por todos os hóspedes e em alguns, há ainda piscina, Wi-Fi e outros serviços como no Hostel Boa Viagem.

Em todos os que falamos aqui há ainda quartos vagos, pelo menos no dia em que fizemos o post. Se você quer pagar menos e ficar em um bom alojamento com pessoas que também irão participar no evento, indicamos os oficiais do Intercom como o Convento das Doroteias em Olinda. No entanto, como o número de vagas é limitado, também demos algumas dicas de albergues que não têm convênio, mas possuem ótimos preços e em alguns casos, localização.

É importante lembrar que mesmo o Intercom ocorrendo em setembro, desde já as vagas estão disponíveis para compra. No site oficial você adquire logo pela semana toda pagando em um único boleto por todos os dias.

Vale a pena resolver logo esse detalhe que pode ser um problema se você deixar para depois.

4 comentários:

  1. Alguém conhece esse albergue? alguem que via no congresso vai ficar nesse lugar???
    http://www.piratasdapraia.com/br/localizacao.htm

    ResponderExcluir
  2. Pessoal de Parintins-Am vai ficar no Piratas da Praia. Somos 4 pessoas. Nos vemos por lá rsrsr

    ResponderExcluir
  3. Alguem me passa o endereco desse albergue ?

    ResponderExcluir