terça-feira, 18 de outubro de 2011

Delícia em Camadas


Bem, quem vem para Pernambuco precisa comer uma iguaria típica da região: o Bolo de Rolo - um guloseima que foi considerada patrimônio imaterial de Pernambuco, não apenas por ser uma receita essencialmente pernambucana, mas por toda a história por trás do prato: vindo do colchão de noiva, doce português feito com nozes, ele é uma adaptação deste povo aos ingredientes locais. E a goiaba foi uma das frutas que as doceiras portuguesas encontraram em abundância nestas novas paragens abaixo do equador.

O Bolo de Rolo - ao contrário do que pensam - não é um rocambole. Enquanto o primeiro é feito com massa fermentada e fofinha - geralmente um "pão de ló" - o bolo de rolo é feito de uma massa sem fermento e molhadinha, muito saborosa e que vai ao forno por quase nada de tempo: só uns cinco minutinhos. O segredo da massa tão diferente são partes iguais de manteiga (isso mesmo, muita manteiga), farinha de trigo e açúcar.

O resultado é uma iguaria única, de lâminas muito, muito finas, bem enroladinho, recheado com um doce de goiaba quase líquido e povilhado no arremate com mais açúcar. Os melhores bolos de rolo tem muitas, muitas camadas de massa intercaladas com goiabada. Como escudeiro fiel, o bolo de rolo pode ser escoltado com finas fatias de queijo do reino para acompanhar, ou até mesmo dar um toque contemporâneo e se comer com sorvete de creme como um petit gateau.

O mais tradicional daqui em Recife é o da Casa dos Frios: em lindas embalagens pra presente tem deles no shopping recife e até um quiosque no aeroporto para os esquecidinhos de última hora levarem para outras terras a delícia pernambucana.

Prove que é Massa!

Um comentário:

  1. Que saudade do bolo de rolo pernambucano! Trouxe pra família aqui em Manaus e não deu tempo: todo mundo adorou. Será que não tem como mandar daí pra cá, não? Rs.

    ResponderExcluir